O que é azoospermia?

A azoospermia é definida pela ausência de espermatozoides em uma amostra de sêmen.  É classificada em obstrutiva ou não obstrutiva e os dois tipos podem ter várias causas.

Quais as causas de azoospermia ?

Causas de azoospermia obstrutiva:

Vasectomia

Agenesia congênita bilateral de vaso deferente

Obstrução ductos ejaculatórios

Sequela de cirurgia de hérnia inguinal

Causas de azoospermia não obstrutiva:

Causas desconhecidas (idiopáticas), até 50% dos pacientes

Genéticas, até 25% dos pacientes.

Hormonais

Por uso de gonadotóxicos (substâncias que alteram a produção de espermatozoides)

Infecciosas (orquites – infecções do testículo)

Como eu sei se eu tenho azoospermia?

O diagnóstico de azoospermia é realizado durante a consulta de infertilidade conjugal e depende exclusivamente da análise seminal (espermograma). Para o diagnóstico da causa de azoospermia são necessários a anamnese (pesquisa de antecedentes e sintomas das doenças que causam azoospermia ) e exames complementares.

Como tratar a azoospermia?

As azoospermias obstrutivas são passíveis de tratamento, como nos pacientes com vasectomias, que podemos fazer a reversão de vasectomia. Outro exemplo é a obstrução dos ductos ejaculatórios, que podemos tratar com a ressecção dos ductos.

São raras as causas de azoospermia não obstrutiva passíveis de tratamento,ou seja, intervenção médica que devolve o paciente a normalidade.

Causa tratável de azoospermia não obstrutiva: Hipogonadismo hipogonadotrófico, que é um distúrbio hormonal cujo tratamento retoma a produção de espermatozoides possibilitando a gestação natural.

Para as causas não tratáveis, existe a possibilidade de recuperação de espermatozoides e utilização em ICSI para a obtenção da gravidez. Chamamos de recuperação de espermatozoides as técnicas cirúrgicas utilizadas para a obtenção do gameta.

Nos casos de azoospermia obstrutiva a recuperação de espermatozoides é feita no epidídimo, com facilidade e na totalidade dos pacientes, uma vez que a produção dos espermatozoides está mantida.

Nos casos de azoospermia não obstrutiva a recuperação de espermatozoides é realizada nos testículos, sendo pouco mais complexa e conseguindo espermatozoides para a injeção nos óvulos em metade dos pacientes.

E se eu não tiver espermatozoides nos testículos?

Nos casos nos quais a recuperação de espermatozoides falha, podemos fazer a injeção do óvulo com espermatozoide de banco de sêmen advindo de um doador anônimo, desde que o casal permita.

Viram, são várias as opções para a obtenção de gravidez nos homens com azoospermia, consulte-nos e vamos esclarecer suas dúvidas.

Clique aqui para saber mais sobre o tratamento de azoospermia!

Acesse e conheça os tratamentos para fertilidade!