A reversão de vasectomia é um procedimento muito procurado por homens que desejam recuperar sua fertilidade. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a taxa de homens vasectomizados que buscam essa alternativa varia de 2% a 6%. O procedimento faz uma nova ligação dos canais, criando um canal de passagem para os espermatozóides.
No entanto, este é um tipo de tratamento que possui algumas condições para que o homem seja elegível – e somente um urologista é capaz de afirmar as taxas de sucesso para cada caso.
Outro ponto característico da reversão da vasectomia é sua complexidade. Enquanto o procedimento de vasectomia é algo simples e rápido, sua reversão requer treinamento, experiência e maior tempo de cirurgia.
Para entender se a reversão de vasectomia realmente vale a pena, confira este artigo e conte com a expertise da Paih!
A reversão de vasectomia é garantia do retorno de fertilidade?
Não exatamente. São muitos fatores que impactam no sucesso do tratamento. Um deles é o tempo da vasectomia: quanto menos tempo tiver da cirurgia, melhores são as possibilidades de sucesso.
A reversão de vasectomia é a primeira opção de tratamento, desde que a parceira tenha boa reserva ovariana e permeabilidade tubária. Vasectomias realizadas até três anos têm taxas de sucesso de até 97% – e de gravidez, 76%. Já vasectomias realizadas entre 3 e 8 anos, essas mesmas taxas são de 88% e 53%. No entanto, quando o período é de 9 a 14 anos, de 79% e 44%. E acima de 15 anos, são de 71% e 30%.
Esse tempo da realização da vasectomia influencia por conta da obstrução do epidídimo devido a processo reacional a ligadura dos deferentes e interrupção do fluxo de espermatozoides.
Para saber se o procedimento apresenta resultado, é preciso aguardar 21 dias após a reversão – quando é realizado o exame de espermograma. Ele vai investigar a quantidade de espermatozoides no sêmen, bem como o seu formato e motilidade.
Mesmo com essas condições determinadas, o urologista também vai avaliar outras condições clínicas que interferem diretamente na viabilidade do procedimento, além de outros motivos que possam causar infertilidade. Em casos em que a reversão de vasectomia não é indicada, ainda há outros tratamentos que podem auxiliar o casal a ter filhos – como as técnicas de reprodução assistida.
Seja para reverter a vasectomia ou seguir com algum outro tipo de tratamento para fertilidade, a PAIH é o lugar certo para você agendar a sua consulta. Afinal, nosso corpo clínico é especialista no assunto, oferecendo o que há de mais atual para o tratamento de fertilidade masculina.
Nossa clínica está localizada no bairro de Higienópolis, na região central de São Paulo e oferece qualidade no atendimento, equipamentos de alta tecnologia e conhecimento nos mais atuais tratamentos de fertilidade.
Entre em contato e marque um horário – nossos especialistas estão à sua disposição para conversar sobre as vantagens, condições e métodos para fazer a reversão de vasectomia.
Deixar um comentário