Disfunções sexuais
Qualquer mudança na resposta sexual normal em homens e mulheres pode dar origem a uma disfunção sexual. As causas dessas disfunções são inúmeras, geralmente envolvendo fatores físicos, psicológicos, externos ou uma combinação destes.
O objetivo desse conteúdo é esclarecer sobre os tipos de disfunções sexuais que atingem os homens, levando em consideração o fato de que essas condições são mais comuns do que se pensa e a avaliação com uma equipe especializada é indispensável para superação dos problemas e melhora da vida sexual do casal, uma vez que a maioria delas são facilmente tratáveis.
Conheça os tipos de disfunções sexuais
- Mudança do desejo sexual, ou perturbação de desejo sexual hipoativo: é caracterizada pela ausência ou diminuição da libido, ou desejo sexual. Pode ter causas psicológicas ou ser conseqüência de doenças (doença hepática, tumores da glândula pituitária, ou deficiência de testosterona, por exemplo) ou medicamentos (antihipertensivos, antidepressivos, antipsicóticos).
- Disfunção erétil: caracterizada pela incapacidade ou dificuldade em atingir ou manter uma ereção. Tem relação com a idade avançada. Pode ter origem psicológica, física (doenças vasculares, neurológicas, hormonais), ser conseqüência do uso de certos medicamentos, ou uma combinação destes fatores.
- Disfunções ejaculatórias:
- Ejaculação prematura, precoce ou rápida: dificuldade em controlar a ejaculação. É uma das disfunções sexuais mais comuns. As causas são principalmente psicológicas.
- Anejaculação: incapacidade de ejacular ao atingir o orgasmo. Causas psicológicas ou orgânicas.
- Ejaculação retrógrada: ausência total ou parcial da ejaculação, que ao invés de ir para o meio externo, retorna para a bexiga. As causas poderão ser de ordem neurológica, medicamentosa ou sem causa definida (idiopática).
- Ejaculação retardada: atraso ou inibição da ejaculação. Pouco freqüente.
- Inibição do orgasmo masculino: dificuldade ou incapacidade de atingir o orgasmo na presença de estímulo excitatório. Condição rara, relacionada ao uso de medicamentos ou causas psicológicas.
- Dispareunia: dor antes, durante ou após a relação sexual. Condição rara. Pode ser decorrente de infecções.
Como pudemos perceber, as causas das disfunções sexuais são diversas. Logo, seu tratamento envolve uma avaliação criteriosa com foco na causa, ou nas causas, encontradas, envolvendo aconselhamento sexual, terapia medicamentosa ou cirurgia.
Algumas práticas e mudanças no estilo de vida, no entanto, são sempre aconselhadas, como a prática de exercício físico, alimentação saudável, redução do consumo de drogas e um sono adequado.
Deixar um comentário