O uso de medicamento (tratamento clínico) para reverter um quadro de infertilidade masculina depende do diagnóstico da causa, se esta causa é tratável e se o resultado do tratamento é de consenso no meio médico.
As causas tratáveis clinicamente são raras, mas quando presentes trazem grande satisfação ao paciente, uma vez que tem seu problema resolvido de uma forma mais fácil.
Quais causas de infertilidade que podem ser tratadas com medicamento?
- Disfunções hormonais
- Disfunções ejaculatórias
- Infecções
Saiba mais sobre Disfunções Hormonais
O hipogonadismo hipogonadotrófico, caracterizado por dosagens baixas dos hormônios hipofisários, testosterona e ausência de espermatozoides ocorre por alteração hipofisária ou hipotalâmica em 3% dos homens com azoospermia não obstrutiva. O tratamento é feito através de reposição com gonadotrofina coriônica humana (“HCG”) e gonadotrofina de mulher menopausada (“HMG”), com bons resultados. Esses homens após 90 dias de tratamento podem voltar a produzir espermatozoides e terem chance de engravidarem as esposas naturalmente.
O que são Disfunções ejaculatórias?
A ejaculação retrógrada constitui outra causa tratável de infertilidade masculina. Pode ser de causa desconhecida (idiopática), caracteriza-se por ausência ou diminuição do volume ejaculado, espermograma com volume inferior a 1 mL com pH seminal normal e diagnosticada pela presença de espermatozoides na urina colhida após masturbação.
O tratamento é feito com drogas simpaticomiméticas, alfa-estimulantes (efedrina e fenilpropalamina) ou com imipramina. A fenilpropalamina é encontrada em medicações descongestionantes nasais e é um recurso na tentativa de restaurar a ejaculação.
Infecção das glândulas acessórias
Nas infecções prostáticas temos alteração do sêmen que determina prejuízo na qualidade dos espermatozoides podendo interferir no processo de fertilização. Nas infecções por bactérias gram-negativas utiliza-se trimetoprim ou derivados das quinolonas.
Para Chlamydia trachomatis e o Ureaplasma urealyticum o tratamento deve ser feito com tetraciclina ou seus derivados. Em todos os casos o tratamento deve ser feito por no mínimo quatro semanas, devido ao difícil acesso dos antibióticos ao ambiente prostático.
Existem tratamentos para causas idiopáticas?
Chamamos de causa idiopática, aquela desconhecida ou sem explicação frente ao conhecimento médico atual. Apesar de todo avanço no tratamento com fertilização assistida e de toda rotina diagnóstica estabelecida, ainda hoje desconhecemos a causa de infertilidade para até 50% dos homens que procuram auxílio para engravidar.
Para estes homens existe a possibilidade de tratamentos classificados como “off label”. São tratamentos baseados em suplementos vitamínicos, hormônios ou substâncias que podem ajudar na produção de espermatozoides. Este tipo de tratamento tem resultados bem variáveis, não tem consenso (opinião comum e sacramentada) entre os médicos e seu uso é questionável.
Quer saber se tem uma causa tratável de infertilidade? Consulte um especialista no assunto.
Deixar um comentário