Ser pai é o sonho de praticamente todos os homens. Participar da criação e educação de uma pessoa, levar seu nome e legado adiante e tantos outros detalhes que envolvem a paternidade e que seria impossível citar todos no post de hoje. Porém, por diferentes razões, muitos homens não conseguem realizar esta “missão” e é neste momento que o congelamento do sêmen pode ter papel fundamental.
O congelamento do sêmen é uma técnica relativamente conhecida em todo o Brasil, isso porque sua efetividade foi comprovada desde o seu surgimento há décadas. É uma técnica que envolve a captação, tratamento e congelamento do sêmen para uso futuro e por diferentes razões que vamos exemplificar mais a frente no post de hoje do blog.
Para preservar a fertilidade é uma das técnicas mais indicadas e não são raros os locais autorizados e capacitados que oferecem tal serviço.
Entrando um pouco no campo mais técnico do assunto, o congelamento de sêmen existe graças à criopreservação em nitrogênio líquido dos espermatozoides, ou seja, o congelamento do sêmen em temperaturas baixíssimas e através de produtos selecionados.
Como funciona: após a coleta, que pode ser realizada via masturbação ou coleta via epidídimo ou do testículo, o sêmen é separado em amostras e mantido em temperatura de -196ºC (na média) que garante preservação por mais de 50 anos!
Neste momento é importante ressaltar o valor que uma clínica especializada em saúde sexual masculina e fertilidade tem em todo o processo. Você não pode abrir mão do que há de melhor em cada etapa da coleta, análise, identificação e criopreservação do sêmen, já que estamos falando de um momento decisivo na vida do homem e que pode garantir a paternidade no futuro.
Quando o congelamento de sêmen é indicado?
As pessoas associam o congelamento de sêmen a tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Esta é uma afirmação correta, isso porque tais tratamentos interferem diretamente na fertilidade masculina.
O congelamento do sêmen antes de tais procedimentos é indicadíssimo, já que o índice de ausência de espermatozoides (quadro azoospérmico) pode chegar a 96% após a radio e/ou quimioterapia! Também é indicado nas seguintes situações:
- Antes da cirurgia de próstata.
- Antes da cirurgia de remoção de testículo.
- Em casos de terapias imunossupressoras.
- Em casos de pré-vasectomia.
- Em casos de artrite reumatoide e lúpus.
O congelamento de sêmen pode ser realizado por qualquer homem que ainda não tenha filhos e que trabalhe e profissões que representem algum risco à fertilidade (mergulhadores, por exemplo).
Quem desempenha atividade profissional em contato a produtos químicos, pesticidas, agrotóxicos e radiações ionizantes, também deve procurar uma clínica especializada para congelar o sêmen.
Somente clínicas especialidades em saúde sexual e fertilidade masculina podem trabalhar ou indicar soluções para congelamento de sêmen.
A ANVISA, inclusive, exige condições mínimas de segurança para armazenamento de tais amostras biológicas. Neste ponto, a clínica PAIH se posiciona com destaque no cenário nacional. Aqui você tem a garantia de contar com infraestrutura de ponta e profissionais experientes, qualificados e éticos para orientá-lo e acompanhá-lo em todos os momentos.
Que tal agendar sua primeira consulta? CLIQUE AQUI e fale com a clínica PAIH hoje mesmo!
Deixar um comentário