Uma das preocupações dos homens com neoplasia de próstata quando descobrem a doença é a respeito da vida sexual após o tratamento e esse é um aspecto importante para ser discutido com o paciente antes do tratamento.
Por que o tratamento do câncer de próstata muda a vida sexual do homem?
Inicialmente a ejaculação é alterada, pois a remoção da próstata e vesículas seminais na cirurgia (aberta, laparoscópica ou robótica), retira as glândulas responsáveis pela secreção do sêmen e o orgasmo não mais é seguido de ejaculação. O orgasmo (prazer) não se modifica, porém passa a ser “seco” sem a emissão do sêmen.
Ao redor da próstata são localizados plexos nervosos (feixes de nervos) que comandam a ereção. Através deles são enviados os estímulos do sistema nervoso central (cérebro) que desencadeiam a ereção.
Todas as formas de tratamento têm a possibilidade de causar lesões nesses plexos e alterar a ereção. Na cirurgia a lesão pode ser mecânica, ou seja, direta nos plexos nervosos e nas formas de radioterapia por lesão secundária a atuação da radiação, uma vez que os plexos são muito próximos da próstata.
Mais qual a chance de eu ter disfunção erétil após o tratamento do câncer na próstata?
A incidência de disfunção erétil (impotência) varia muito na literatura e depende de fatores:
1- Próprios do tumor: quanto menor o tumor em volume e menor o estágio da doença, menores as chances de não ocorrer disfunção erétil.
2- Próprios do paciente: quanto menor a idade de diagnóstico do câncer de próstata menores da chance de impotência.
3- Da saúde sexual: em homens que já têm uma disfunção prévia a cirurgia, maior a chance de ter problemas na ereção.
4- Da técnica utilizada: as maiores discussões no meio médico são a respeito da superioridade entre as formas de tratamento em relação a função sexual.
Teoricamente a cirurgia robótica tem os melhores resultados em termos de função sexual.
A incidência exata (chance) de disfunção erétil depende de vários fatores e todos eles devem ser levados em conta frente ao homem com diagnóstico de câncer de próstata para a melhor orientação. Informação é a melhor ferramenta para diminuir a ansiedade frente a um diagnóstico dessa importância. Informe-se !
Deixar um comentário