O que é saúde sexual?
Definimos saúde sexual como a condição física e psíquica que possibilitam uma relação sexual satisfatória para ambos os parceiros e a manutenção da fertilidade. É um conceito amplo que envolve áreas da medicina que atuam nas disfunções sexuais, infertilidade, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e métodos contraceptivos.
Por ser um conceito amplo agrega mais de um profissional de saúde como urologistas, psicólogos, psiquiatras, endocrinologistas, cardiologistas, nutricionistas e educadores físicos. Esses profissionais atuam na prevenção, correção das doenças que alteram a saúde sexual masculina e manutenção da saúde sexual satisfatória.
Quais as doenças que causam alteração na saúde sexual masculina?
Doenças orgânicas e psíquicas podem determinar alterações funcionais causando prejuízo da saúde sexual do homem.
Doenças como Diabetes, Hipertensão, Obesidade, Sedentarismo e DST, podem causar disfunção erétil (DE) ou diminuição da libido (desejo sexual) nos homens.
A principal causa orgânica de DE é a doença vascular, ou seja, alteração nas artérias do pênis que tiram a capacidade de dilatação e diminuem a resposta ao estímulo sexual prejudicando a ereção. A DE de origem vascular compartilha fatores de risco com obesidade, dislipidemias, diabetes, sedentarismo e tabagismo, o que nos faz reconhecê-la como manifestação precoce do dano endotelial (revestimento interno das artérias) e um importante sinal de alerta para a instalação de alterações vasculares em coronárias e sistema nervoso central. A DE pode aparecer 38 meses antes dos sintomas de infarto.
A Diabetes é a segunda causa orgânica em importância, causando alteração nas artérias e nervos do pênis (microangiopatia e neuropatia diabética).
O uso de medicamentos, drogas recreativas e ilícitas constitui o terceiro grupo de causas orgânicas. São associados à DE os medicamentos antihipertensivos, antidepressivos, tranquilizantes, hipnóticos, anti-andrógenos e estrógenos. As drogas de uso recreativo que estão associadas à DE são o tabaco, o álcool, a maconha e a cocaína.
A presença ou a suspeita de contágio de uma DST em uma relação sexual leva ao medo da transmissão e o aparecimento de culpa em relação a uma segunda parceira causando isolamento do homem e reclusão de uma relação sexual saudável.
Em pacientes abaixo dos 50 anos as causas psicológicas são as mais frequentes e estão associadas a ansiedade de desempenho, depressão, esgotamento físico, medo e culpa.
Como manter uma boa saúde sexual?
A manutenção da vida sexual saudável passa por:
- Relação sexual segura (proteção com preservativo, monogamia dos parceiros).
- Prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das doenças associadas à DE.
- Reconhecimento da DE e busca de um tratamento eficaz a sua causa, pois o tratamento e a boa condição sexual melhora a adesão ao controle de outras doenças e condições que prejudicam a vida sexual e, assim, entramos em uma espiral de melhora global da saúde.
Informe-se e busque viver bem sexualmente, nós do PAIH temos o objetivo de ajudar você nesse caminho. Fale conosco!
Deixar um comentário