A Varicocele, também conhecida como varizes do testículo, é uma enfermidade gerada por insuficiência venosa que promove a dilatação das veias dos testículos (plexo pampiniforme), responsável por trazer de volta o sangue dos testículos ao sistema venoso principal. A dilatação dessas veias causa estase do sangue na região e aumento da temperatura testicular, alterando a produção de espermatozoides.

A doença pode manifestar-se em pré-púberes dos 9 aos 14 anos, mas é mais diagnosticada em adultos com problemas de fertilidade.

Diagnóstico e tratamento da Varicocele

A varicocele não tem sintomas e seu diagnóstico é realizado quando da consulta do homem com queixa de infertilidade, pela deformidade causada pela dilatação das veias quando grande ou pela diferença no tamanho dos testículos, esta última queixa principalmente nos pré-púberes.

O diagnóstico da varicocele é CLÍNICO, realizado no exame físico, com paciente em pé palpando-se com atenção o cordão inguinal com auxílio do aumento provocado da pressão abdominal, chamada de manobra de valsalva quando  o paciente tampa a boca e assopra com força sem deixar escapar o ar. Exames como ultrassonografia com doppler, termografia e venografia não são realizados de rotina.

Indicamos o tratamento da varicocele nos homens com queixa de infertilidade conjugal, presença de varicocele no exame físico e alteração da qualidade seminal na análise seminal (espermograma). O tratamento é cirúrgico com o objetivo de restaurar a qualidade seminal, obter a gestação ou melhorar o espermatozoide para a fertilização “in vitro”.

A técnica cirúrgica utilizada é a microcirurgia, caracterizada pela utilização de material especial e microscópio operatório, com acesso subinguinal e minimamente invasiva.

A cirurgia é em regime de hospital dia, com alta no mesmo dia, com pós-operatório sem dor ou com muito pouca dor e retorno rápido à atividade profissional. Após dez dias são retirados os pontos e iniciamos o controle dos efeitos da cirurgia três meses após com espermogramas aos três, seis, nove e doze meses depois da operação.

Relação da doença com a infertilidade

A varicocele causa alteração da qualidade do espermatozoide por diferentes mecanismos:

  • A produção do espermatozoide depende uma temperatura um pouco mais baixa do que a normal do corpo, por isso que os testículos ficam localizados na parte externa. Com a dilatação das veias do testículo provocada pela varicocele, existe estase venosa e aumento da temperatura local.
  • Outras teorias envolvem o refluxo de hormônios produzidos pela supra renal diretamente aos testículos e alterações induzidas pelo acúmulo de CO2 determinado também pela estase venosa.

As causas de infertilidade conjugal são diversas e envolvem homens e mulheres, assim, é importante que o casal esteja em dia com seus exames, a fim de que se possa diagnosticar com antecedência algum tipo de anormalidade, sobretudo os homens, que são tão resistentes aos cuidados com a própria saúde.

Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter ou entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre o assunto.

Acesse e conheça os tratamentos para fertilidade!