Reversão de Vasectomia
A reversão de vasectomia é um tratamento dedicado a homens que se arrependeram de ter feito a cirurgia de vasectomia e desejam recuperar a fertilidade, podendo assim reverter o que parecia irreversível, e estar apto para engravidar sua parceira de forma natural. Para que você saiba mais sobre a reversão de vasectomia, antes é preciso falar sobre o método da vasectomia. Dessa maneira, é possível compreender de forma prática como a PaiH poderá lhe ajudar nesse processo.
O que é vasectomia?
A vasectomia é um método de controle de natalidade e planejamento familiar cirúrgico considerado definitivo. Houve um aumento considerável da realização de vasectomias no Brasil, passando de 7.800 vasectomias em 2001 para 34.000 vasectomias em 2009, segundo o Datasus. A porcentagem de indivíduos que se arrependem de terem feito a vasectomia varia de 2 a 6%. Esta situação deve-se normalmente por desejo de novos filhos com a mesma parceira ou uma nova união. Se você faz parte desta estatística, tenha certeza que podemos te ajudar. Leia abaixo e saiba como já ajudamos dezenas de pacientes.
O que é reversão de vasectomia?
A reversão da vasectomia é um procedimento rápido, minimamente invasivo e sem dor. É um procedimento da competência do urologista, mas a necessidade de treinamento em micro cirurgia, a pressão determinada pelos ginecologistas na realização de ICSI e a desinformação sobre os bons resultados da reversão, levam a uma sub-indicação da técnica. A reversão de vasectomia é realizada por meio de anastomose (emenda) entre os cotos (partes) do deferente que foram interrompidas ou entre o deferente e o epidídimo obrigatoriamente com auxílio de magnificação de imagem (microscópio cirúrgico). O uso do microscópio e a habilidade do cirurgião é que permitem os bons resultados após a reversão.
O que influencia o sucesso da reversão de vasectomia?
Os fatores que influenciam o sucesso da cirurgia são o intervalo de tempo entre a vasectomia e a reversão, a técnica microcirúrgica, a experiência do cirurgião e a presença de espermatozóides na secreção avaliada da porção do deferente que vem do testículo. Outro fator que influencia na ocorrência de gravidez é a idade da parceira, porém mesmo com esposas acima de 35 anos o casal pode ter uma boa chance de engravidar após a reversão. A taxa de complicação após as cirurgias de reversão são extremamente baixas. As mais frequentes são hematoma e infecção raramente necessitando outros procedimentos.
O que esperar da Reversão de Vasectomia?
Ao religar os ductos do canal deferente, eles voltam a funcionar normalmente. A taxa média de permeabilidade (retorno de espermatozoides no ejaculado) para cirurgiões com experiência é de 80%. Quanto mais tempo durar o intervalo entre a vasectomia e a reversão, as chances de sucesso são menores. Até três anos de vasectomia a permeabilidade é de 95% caindo para 75% para vasectomias acima de 15 anos. A taxa de gravidez chega para vasectomias até três anos é 70% de e cai para 30% após 15 anos.