Uma das principais causas da infertilidade do casal está ligada a fatores masculinos. O homem pode sofrer de infertilidade por diversos motivos – desde a fatores infecciosos até genéticos.
Por isso, quando o casal tem dificuldades de engravidar após um ano de tentativas, é importante recorrer a ajuda médica para entender a causa da dificuldade e tratar os possíveis problemas de infertilidade masculina.
Muitos dos casos de infertilidade masculina tem tratamento. A partir da descoberta da causa, o médico será capaz de indicar o tratamento mais indicado para cada caso.
Confira agora os principais tratamentos para infertilidade masculina.
1: Fertilização in vitro
Essa técnica de reprodução assistida é uma das recomendações em caso de infertilidade masculina – mais precisamente quando há alterações moderadas no sêmen, ou em homens que não tiveram sucesso em tratamentos medicamentosos ou com cirurgia.
O tratamento consiste em induzir a ovulação da mulher para depois serem coletados, bem como os espermatozoides. Todo o processo de fertilização é feito em laboratório e após a fecundação, os óvulos são transferidos para o útero da mulher.
2: ICSI
Esse tratamento é indicado para homens com graves alterações na produção ou ausência de espermatozoides no ejaculado (azoospermia). O procedimento é feito com a injeção de um único espermatozóide no óvulo. Para isso, é feita uma análise para selecionar o espermatozoide morfologicamente mais normal.
3: Reversão de vasectomia
É um tratamento que tem bastante procura. No entanto, para que a reversão de vasectomia ofereça sucesso, o médico avalia alguns pontos importantes que influenciam diretamente no resultado do procedimento.
Os fatores que influenciam o sucesso da cirurgia são o intervalo de tempo entre a vasectomia e a reversão, a técnica microcirúrgica, a experiência do cirurgião e a presença de espermatozóides na secreção avaliada da porção do deferente que vem do testículo.
O procedimento realiza a emenda das partes do deferente que foram interrompidas ou entre o deferente e o epidídimo obrigatoriamente com auxílio de magnificação de imagem. A taxa média de permeabilidade (retorno de espermatozoides no ejaculado) para cirurgiões com experiência é de 80%.
4: Preservação da fertilidade
Em alguns casos, como câncer ou outras doenças, a perda da fertilidade pode ser certa – mas para que o homem não perca a chance de ter filhos futuramente é possível recorrer à preservação da fertilidade.
A técnica consiste no congelamento em nitrogênio líquido de espermatozóides obtidos por masturbação ou por método alternativo de coleta (recuperação de espermatozoides do epidídimo ou do testículo). As amostras obtidas são mantidas em banco de sêmen para uso futuro associado ao uso de técnica de reprodução assistida.
É hora de realizar o sonho de ter filhos. Aqui na PAIH, a sua saúde é tratada com prioridade, garantindo os melhores tratamentos para fertilidade. Com um corpo clínico especializado e multidisciplinar – com médicos, terapeutas e nutricionistas, ajudamos você a ter uma vida mais harmônica, completa e feliz.
Em um ambiente moderno e discreto, capaz de proporcionar um atendimento atencioso, confortável e profissional, a Paih espera pela sua visita. Conte com quem entende de tratamentos para fertilidade – marque sua consulta!
Deixar um comentário