A infertilidade do casal é uma realidade. Segundo dados mundiais, 15% dos casais que desejam engravidar acabam não conseguindo – e 40% desse total, a causa é a infertilidade masculina. 

É importante ressaltar que a infertilidade masculina é diagnosticada por um médico especialista, após alguns exames clínicos e laboratoriais capazes de avaliar a quantidade e motilidade dos espermatozóides. 

Mesmo sendo um problema relativamente comum, a infertilidade ainda é um assunto pouco falado e que gera muitas dúvidas. Para te ajudar, nós da Paih resolvemos esclarecer os principais mitos e verdades sobre o assunto. Acompanhe!

 1: A infertilidade é um problema que só acomete as mulheres

Mito! Já existem estudos que mostram que os homens são responsáveis por cerca de 40% a 50% dos casos de infertilidade conjugal. 

A infertilidade masculina está a azoospermia, quando não há espermatozóides no sêmen ou problemas na espermatogênese, que dificulta a produção dos gametas e favorece a baixa qualidade dos espermatozoides.

2: A idade não deixa o homem infértil

Verdade. No entanto, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração. Com o passar dos anos a qualidade do sêmen e dos espermatozóides é diminuída, já que há uma queda nos níveis de testosterona no organismo masculino. Essa queda hormonal se inicia por volta dos 65 anos e acontece de forma lenta.

3: A alimentação pode interferir na fertilidade 

Verdade. Não só a alimentação interfere na fertilidade, mas também diversos outros hábitos de vida. Um exemplo disso é a obesidade, que pode gerar alterações hormonais que prejudicam a fertilidade. O consumo excessivo de álcool e a falta de nutrientes e vitaminas no organismo também pode afetar a saúde e a fertilidade do casal.

4: Tratamento oncológico pode afetar a infertilidade masculina

Verdade. Apesar do câncer não apresentar relação direta com a infertilidade, seu tratamento pode prejudicar o funcionamento dos órgãos reprodutores e afetar a produção de espermatozoides e a reserva ovariana.

Uma alternativa para preservar a fertilidade em casos de tratamento oncológico é o congelamento de sêmen, que reserva amostras dos espermatozóides em um banco de sêmen para uso futuro associado às técnicas de reprodução assistida. 

5: A vasectomia pode ser revertida

Verdade, mas existem algumas condições que garantem o sucesso da cirurgia. O principal deles é o tempo da vasectomia: pessoas que fizeram o procedimento há menos de 14 anos podem ser beneficiadas com sua reversão.

Outro ponto importante é avaliar a parceira. Afinal, é preciso que o nível de fertilidade de ambos esteja alto para que haja a concepção. Homens vasectomizados há 3 ou 4 anos têm 70% de chances de engravidar a parceira; após 10 anos, esse nível cai para 30% a 40%. 

A Paih possui uma equipe multidisciplinar especializada em tratamentos para infertilidade masculina, garantindo boas taxas de sucesso. Entender se há problemas com infertilidade requer um acompanhamento médico do casal, garantindo qualidade de vida e um desenvolvimento saudável.

Conte com a Paih para a construção do seu planejamento familiar, agende já a sua consulta!